sábado, 28 de setembro de 2013

A Fisioterapia Uroginecológica



Alguns de meus poucos, mas queridos leitores, me deram a ideia de descrever como funciona a Fisioterapia Uroginecológica. Antes de ler sobre a especialidade em alguns blogs voltados para o tema vaginismo, eu sequer sabia da existência da mesma e digo que qualquer coisa que significasse ajuda nesta luta despertaria minha atenção. 
Então acabei encontrando uma indicação aqui em Brasília, liguei e fiquei empolgadíssima ao descobrir que a médica atendia na minha região e, por incrível que pareça, poderia me atender no consultório de uma amiga, no mesmo prédio onde eu trabalho. "Ooohhh!" Ouvi aquele corinho divino quando algo legal acontece nos filmes, pensei que era muita sorte e marcamos uma avaliação.

Parece fácil, mas pra uma mulher vagínica que fugia de ginecologistas
 marcar encontro com alguém que:
a. Você nunca viu antes;
b. Você sabe que vai querer te ver de perto (e por perto entenda perto MESMO);
c. Essa pessoa vai ter que tocar em áreas que nem você gosta de tocar.
Olha... eu tremi na base. 
Mas a vontade de ficar curada era maior que o medo então lá fui eu.

A primeira impressão foi ótima, a Dra. Áurea não tem esse nome por acaso, ela parece um anjo de verdade, loirinha, delicada, simpática e doce. A fofura em pessoa, mas eu ainda não sabia se na hora da verdade essa fofura ia me ajudar porque, cá entre nós, não sou a pessoa mais disciplinada que existe e costumo funcionar mais na base do sacode do que do afago, mas, pra minha felicidade, ela soube ser firme.

Começamos com um bate papo, eu disse a ela tudo o que me aconteceu, porque me fechei, porque não consigo me abrir ao sexo como a maioria das pessoas normais e ela foi escutando tudo e anotando os pontos que considerou importantes, disse que geralmente suas pacientes alcançam a cura em 10 sessões mas que isso seria muito relativo e que dependeria do meu grau de dificuldade e de minha força de vontade.
A conversa foi muito esclarecedora pra nós duas e eu pude me abrir com outra pessoa, algo que não fazia há tempos e que me trouxe certo alívio. 
Depois partimos pra avaliação física, ela precisava ver se eu não tinha nenhum outro impedimento, afinal, isso mudaria bastante o rumo do tratamento, mas felizmente eu sou normalzinha lá embaixo e então marcamos as próximas sessões.

Gente, não é fácil, principalmente porque os exercícios de contração/descontração da musculatura pélvica dão a impressão de não fazer sentido, mas a doutora cativou minha esperança e decidi fazer tudo certinho.

As sessões se baseiam nos diferentes tipos de exercícios nesta musculatura, isso inclui também massagens e movimentos semelhantes aos praticados no sexo, começam apenas com o corpo, depois passam para o uso de dedos e passam para dilatadores de tipos que eu nunca tinha visto nas minhas pesquisas pela net, são ótimos e eu acabei entendendo que ao descontrair eu estava ensinando meu corpo a reagir como eu queria no sexo, já que o vaginismo consiste basicamente no "travamento" dos músculos ao redor da vagina impedindo qualquer tipo de penetração, mostrar a estes músculos como relaxar passou a fazer todo o sentido.
Os exercícios, claro, eram ensinados nas sessões (e iam ganhando mais dificuldade à medida que o corpo permitia) e precisavam ser repetidos em casa, são divertidos e dei boas risadas com minha médica com nossas posições engraçadas em consultório.
Ao decorrer do tratamento ela percebeu que meu caso não seria tão simples e me indicou ajuda extra, com  a Patrícia, terapeuta holística e homeopata que, pasmem, também atende perto da minha casa. Fui à Patrícia e passamos a aliar às sessões de fisio, medicação homeopática para descontração dos músculos, relaxamento e encorajamento, que ela adequou às minhas características pessoais que foi descobrindo na sessão que fizemos, com participação especial do marido.
Foi ótimo e saí revigorada, encomendei a medicação e passei a usá-las regularmente. 
Não posso afirmar com todas as letras que ela (a medicação homeopática) seja milagrosa porque sou muuuito cética a respeito destas coisas.
Inclusive tentamos um tempo depois uma sessão de hipnose que foi ótima, sim, pedi que ela acessasse minha mente em estado alfa e me desse sugestões de cura. Foi proveitoso, mas disso falo mais depois.

O fato é que infelizmente minha vida entrou num turbilhão de coisas, estresse no trabalho que passou do nível agitado demais para o insano, a faculdade que resolveu apertar nossa garganta e uma viagem de família que não pude adiar, então minhas sessões com a fisio precisaram parar, os exercícios foram deixados para depois, minha cura parou de ter os avanços que eu já estava alcançando e aqui estou eu, ainda vagínica.

Posso garantir a vocês que o tratamento com uma fisio de confiança vale MUITO à pena. É ela que vai te dar dicas de como ensinar seu corpo a controlar esses travamentos e te passar confiança para enfrentar as fases não tão coloridas da vida de quem está enfrentando uma dificuldade deste tipo.
A terapia também é ótima aliada e, vale lembrar que procurei também uma Ginecologista (outro anjo que surgiu em minha vida) que também me avaliou e solicitou exames adequados para constatar minha saúde.

Pretendo voltar sim ao tratamento (à minha prótese que a doutora me aconselhou comprar) e sempre que posso faço os exercícios em casa, mas agora estou enfrentando um outro problema que está afetando diretamente minha cura: meu marido, que de uns tempos pra cá tem se mostrado desanimado com nossa vida sexual e se satisfaz tanto com o pouco que temos que tem me deixado preocupada. Mas isso é assunto para outro post.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como funciona a fisio 
perguntem nos comentários e ficarei feliz em responder. 

Até a próxima!

17 comentários:

  1. Olá Thai, agradeço por este post.
    Meu marido também passou pela fase do desinteresse, mas isso infelizmente faz parte do processo. No meu caso, tenho conseguido reacender o interesse, mudei minha maneira de agir, tenho tido mais iniciativas, e tem funcionado.
    Sucesso pra vocês. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é totalmente avoado, mas eu já estou buscando novas armas para vencer isto. Obrigada!

      Excluir
  2. Olha a Fisioterapia Uro é ideal para quem tem vaginismo, todas nós temos que fazer, eu fiz um pacote com 10 seções e já me sinto pronta, sendo que infelizmente não tenho + meu marido, o mesmo me largou por causa do vaginismo, infelizmente tive que passar por tudo sozinha, por isso meninas sempre conversem com seus maridos, não deixa que o vaginismo acabe com seus casamentos, busque coisas novas, para inovar e sejam felizes, até vencer o vaginismo bjinhosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um método importante de tratamento e encontrar uma boa fisio faz parte disso tudo. Uma pena seu marido não ter confiado no tratamento, espero que a vida seja mais justa com você daqui pra frente.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Thai, tudo bem?
    Saberia me dizer se a Dr. Áurea atende por convênio?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se dizer, flor, mas pode ser que sim porque ela também atende em clínicas. Dá uma ligadinha nela!

      Excluir
    2. Oi Thai,
      muito bom o post, estou satisfeito por tê-la incentivado a escrever sobre isso (!). E o post que você prometeu sobre o seu marido? Lembre-se que um dos seus leitores é um marido expert...!
      Abraços

      Excluir
    3. Obrigada, Marcelo!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Estou esperando passar essa fase turbilhão da minha faculdade para voltar ao Blog com mais afinco!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, conheci seu blog e estou gostando muito. Gostaria de perguntar apartir de quando a fisioterapeuta começa a utilizar os dilatadores, estou no inicio ainda, na fase dos exercicios, estou anciosa..... abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da sua evolução, flor. Comigo ela começou por volta da 7ª sessão mas o dilatador dela é diferente desses que a gente compra no kit. Obrigada pela visita. Força!!!

      Excluir
  5. ola!!! Gostaria do telefone da Dr Aurea e da sua ginecologista pq eu não suporto mais essa situação. Muito Obrigada!!! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor, o telefone da Dra. Áurea é: (61) 9992-7581 e minha ginecologista, Dra. Marcela atende na clínica Gestar, no Hospital Anchieta, 3351-0034.
      Procurar ajuda profissional é com certeza a melhor coisa a se fazer! Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  6. Oi Thai! Achar alguém que trabalhe nessa área foi uma luta!
    Pesquisei bastante!
    Achei 2 profissionais aqui em Sorocaba-SP.
    Na primeira fisio precisei pagar pela avaliação, ok, só que não senti muita confiança (não sei se pq era muito nova..Pode ter sido preconceito meu...Enfim). Não desisti e passei pela avaliação de uma segunda fisio. Pesquisei mais sobre o trabalho dela na internet sabe?
    Ela não cobra a primeira avaliação (que foi mais uma conversa). Tirei todas as minhas dúvidas (e olha que haviam dúvidas....kkkkk). Ela foi um poço de paciência, e acho que valeu o tanto de experiência dela na área.
    Sei que estou no dilatador 4 e evoluindo, e com toda certeza não conseguiria avançar tanto sem a fisioterapia.
    Vamos à luta sempre!
    Desistir nunca né querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você aí de Sorocaba, tudo bem?
      Será que poderia me passar o contato da fisioterapeuta que faz o tratamento por aqui?
      Agradeceria demais da conta!

      Excluir
  7. Oi colega, passo sim! A fisioterapeuta que estou me tratando aqui em Sorocaba é a Dra. Analaura Castro. Pode ir na fé! Super competente e passa uma mega confiança. Ela tem uma equipe ótima!
    Me convenceu a fazer psicoterapia com a Dra. Natália Guerreiro (Minha criação foi muito hard sabe?).
    Até já passei na gineco que ela me indicou, a Dra. Potyra! Tranquilizou saber que a médica já lidava com mulheres vagínicas (Fiz o papa nicolau pela primeira vez na vida). Acho que também fui mais segura pela pela evolução positiva desse meu "estado passageiro"! Assim vou dizer e assim será! :)
    Tudo muito de bom pra você, boa sorte em tudo! Confiança e fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa! Esqueci de passar o contato da Dra. Analaura Castro! Ela trabalha na Clínica Aulus. Fica na Rua Antônio Soares, 132, Jd. Paulistano. Os contatos: (15) 33210015
      e 998068997.
      Acho super importante divulgar!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!
Este espaço é dedicado para suas considerações sobre minhas postagens, suas dúvidas, críticas e elogios. Nossa luta fica mais fácil quando lutamos juntas! Seja bem-vinda!