quarta-feira, 1 de maio de 2013

A mente da vagínica e seu medo da dor



E eu me pego imaginando como devia ser a vida de mulheres com vaginismo
antes da internet... 
Afinal, antes de perceber que havia algo diferente em mim e ir pesquisar, eu jamais tinha ouvido falar no problema e imagino que algumas mulheres próximas a mim
tenham sofrido esse drama em silêncio.

Então, graças a Deus pela internet, pela informação!

Acho válido explicar o que se passa na cabeça de uma vagínica pra que pessoas que estão tentando ajudar possam entender melhor a bagunça
que se passa em nossas mentes.
Vou começar lembrando a imagem comum do sexo: um pênis penetrando uma vagina, lubrificados, desejosos, tomados pelo tesão do momento. Normal, né? Hoje em dia com tanta exploração de imagens sexuais isso já não é tão difícil imaginar, não como antigamente onde os meninos ficavam hoooras esperando vídeos pornográficos abrir em internets discadas e barulhentas.
Pois bem, na cabeça de uma mulher com vaginismo essa imagem não é tão divertida assim. Sabe por que? Porque pra nós essa imagem significa uma das maiores expressões de... DOR.
Sim, dor. Parece ridículo, eu sei, mas ah se todos os traumas fossem simples...
Depois que comecei minhas sessões de autoexploração, como minha fisio me ensinou a fazer, conheci o meu querido hímen, aquela pelezinha delicadinha que fica na entrada da vagina sei lá pra quê e notei a diferença entre ele
e a ausência dele em imagens de vaginas internet a fora.
"Por que meu buraquinho é tão pequenininho
e o dela parece um buraco negro pronto a engolir um braço?
"
Risos. Do marido, da médica e meus no fim. De nervoso, claro.

Estão entendendo o drama?
Pra nós, não cabe um pênis ali, não cabe um dedo ali, não cabe nada ali.
Quando o cara se aproxima e tenta penetrar, a mente fala que vai doer, o corpo todo se protege, trava e qualquer tentativa vai ser realmente dolorosa, não tem santo que faça a gente relaxar, o corpo se preparou para um combate de defesa e insistir na força é piorar tudo. Por que? Porque de alguma forma, alguma coisa nos machucou e nos deu a sensação de que aquela região traz dor. Desligar essa imagem de dor é trabalho conjunto que estou fazendo através de minha fisio, minha terapeuta e minha gineco. Vamo que vamo!

11 comentários:

  1. Então também tinha esse medooooo, engraçado que hoje tenho na mente, que o sexo foi criado por Deus, e a vagina sai uma criança de dentro, então pode entrar um penis, sendo que é sempre assim na hora o musculo trava todo, mais temos que permanecer, hoje já consigo introduzir algumas coisas, três dedos, e alguns objetos, acho que vou comprar um penis, pois temos que colocar na mente eu possom, sou normal, Deus fez o sexo, se poder colocar algumas coisas da sua fisio e terapeuta ficaria agradecida, vou postar no meu blog também bjss e fé sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, eu já coloquei na cabeça essa naturalidade do sexo, mas ainda assim o corpo se fecha, estou avançando em etapas e fico feliz por você ter conseguido os 3 dedos. Comprei uma prótese ótima, numa sex shop aqui perto por um preço bom, compra uma também, vai te ajudar muuito.
      Minha fisio tem sido uma fofa comigo, ela cuida do corpo e a terapeuta da mente, acho que tem que ser um trabalho combinado, incluindo uma gineco de confiança pra ver se tá tudo certinho e te passar mais confiança.
      Minha terapeuta disse uma coisa que achei interessante, a gente precisa pensar mais em sexo, perceber que ele pode ser divertido afinal dá prazer e tentar tirar da mente essa imagem de que a região pélvica traz dor, associando à essa área a nova imagem de que a região dá prazer, e muito.
      Estou pesquisando uma nova teoria e, se der certo, vou trazer pro Blog.

      Excluir
    2. É bem isso, nós devemos alimentar o sexo, se possível procurar sempre alguma coisas prazerosa para alimenta-lo. É assim que funciona.

      Excluir
  2. Eu cheguei a pensar que não tinha o tal "buraco". rs...
    Eu pensava: Meu Deus, eu nasci com algum problema de formação, só pode! Cheguei a perguntar à minha gineco se eu o tinha.
    Hj, tenho plena convicção que meu corpo é perfeito.
    Estou usando os dilatadores e a cada dia estou mais confiante.
    Rumo à Cura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que meu corpo era anormal, na minha cabeça meu hímen era incorruptível hahaha
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Gente,
    demorei muito para ter coragem de ir ao gineco e contar o meu problema. desde então, progredi de uma forma maravilhosa. eu também achava que não tinha o buraco (hehe), que o meu vinha com uma parede, me convenci de que era um problema físico que seria curado com uma cirurgia (seria fácil, não?)...

    lendo sobre o tema não consigo me identificar com nenhuma das causas. nunca achei sexo tabu, não tive uma educação sexual reprimida em casa, nada. tudo bem que o meu primeiro parceiro não era um namorado numa cama a luz de velas...mas eu nunca quis isso.

    eu não entendia como o pênis simplesmente não entrava, como aquilo me doía tanto depois das preliminares. eu já esperava a dor, e ela vinha...sempre sempre. cheguei a pensar em desistir! consegui romper o hímen com esse primeiro parceiro mas nunca senti uma penetração total.

    ao finalmente ir ao ginecologista e ser diagnosticada com vaginismo meu médico me mostrou que não há parede, introduzindo algo que não me lembro o nome na minha vagina (fiquei nervosa, suei horrores mas disse que iria superar aquilo).

    aos poucos comecei a ver progresso. comecei colocando um dedo, dois, três. depois achei que já dava pra tentar e......nada. decepção, estaca zero, voltar aos dedos. faz parte. não desistam!! depois de ler muito sobre o assunto, me abrir com a gineco, introduzir os dedos, hoje em dia eu consigo a penetração completa.

    não vou mentir que é um mar de rosas: eu ainda sinto dor. mas cada dia eu vejo maior progresso. há posições que doem muito...outras em que consigo relaxar as pernas e já não doi nada. acredito que um dia chegarei ao sexo 100% prazeroso.

    mas apesar da dor, acho que a minha felicidade em ver que eu consigo obter a penetração prevalece sempre.

    minhas dicas:
    - comece com os dedinhos
    - tome alguma bebida alcóolica (me relaxa muito. minhas melhores transas foram após algumas bebidas)
    - leia sempre muito sobre o tema. aceite a condição
    - tenha um gineco de confiança, disposto a te ajudar (eu liguei para o meu aos prantos quando consegui pela 1a vez)
    - conheça seu corpo (teste posições que lhe agradam mais.. de conchinha e de quatro são as melhores para mim)
    - quando der errado NÃO pense que nunca dará certo, que é uma parede, que nunca irá conseguir. eu sou a prova viva de que não é assim.

    beijos e boa sorte,

    Karla

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas,

    Todo músculo é capaz de relaxar. Existe uma nova especialidade da fisioterapia que auxilia mulheres com disfunções sexuais. Além do vaginismo, trata a falta de libido e orgasmo e dor na relação sexual.

    Quem quiser saber mais entre no meu site www.liviaalonso.com.br

    Sou fisioterapeuta especialista em disfunções sexuais femininas.

    Um abraço

    Dra. Lívia Alonso.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkk....Assim messmo!!!!
    O que meu ex e eterno amor jamais compreendeu.

    ResponderExcluir
  6. EU CREIO QUE NAO PRECISA DE VAGINISMO PARA SENTIR DOR E FALTA DE ORGASMO . EXISTE UMA GAMA DE MULHERES QUE NAO SENTE ORGASMO E SENTE DOR NA HORA DO SEXO , E MUITO DESPRAZER
    SOB UMA INADEQUAÇÃO INTRA. HA RESPOSTA E ESTIMULO E EXITAÇÃO , HA UM COMPORTAMENTO ENCOBERTO MAS NA HORA DO MANIFESTO : ORGASMO E RELAXAMENTO NAO HA. NO PONTO DE VISTA FISIOLOGICO HA UMA NORMALIDADE FISICA. POREM UMA INADEQUAÇAO NO PONTO DE VISTA PSICOLOGICO. MAS CABE PRIMEITO DESCARTAR ATRAVES DE EXAMES O SE REEALMENTE NA O HA PROBLEMAS FISICO.
    SE NAO HA FOI DESCARTADO ENTAO HA UMA NESSECIDADE DE UM TERAPEUTA. O MAIOR PROBLEMA NESSA AREA É O SILENCIO. NAO FALAR SOBRE O PROBLEMA ATE ATRAPALHA PESQUISAS SOBRE O PROBLEMA
    ATRAPALHA OS TERAPEUTAS , ENTAO E PRECISO FALAR ABERTAMENTO SOBRE O PROBLEMA. EU NO CONSULTORIO CAPTO AS NEUROSE RELACIONADA COM O DESEJO COM O SEXO.
    POREM NAO POSSO FAZER NADA SE NAO FALAM.
    HA UM SILENCIO EXASPERADO NO UE TANGE A SEXUALIDADE FEMENINA.
    NO VAGINISMO PROCURAM MEDICO , MAS NA INADEQUAÇÃO NAS MANISFESTAÇÃO FICAM EM SILENCIO E VIVEN DECADAS OU A VIDA TODO INSATISFEITOS. REFLITAM BEM SE LEEM ISSO AQUI . E PRECISO UE FALEM MAIS SOBRE SI SOBRE SEU DESEJOS SOBRE TUDO PARA QUE SAIBAMOS NOS TERAPEUTRAS AJUDALOS AS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que não precisa de vaginismo para sentir dor e falta de orgasmo. Existe uma gama de mulheres que não sente orgasmo e sente dor na hora do sexo, e muito desprazer
      sob uma inadequação. Ha resposta e estimulo e excitação, ha um comportamento encoberto, mas na hora do manifesto: orgasmo e relaxamento não ha. No ponto de vista fisiológico ha uma normalidade física. Porem uma inadequação no ponto de vista psicológico. Mas cabe primeiro descartar através de exames o se realmente não ha problemas físico.
      Se não ha foi descartado então ha uma necessidade de um terapeuta. o maior problema nessa área é o silencio. Não falar sobre o problema ate atrapalha pesquisas sobre o problema
      atrapalham os terapeutas, então e preciso falar abertamente sobre o problema. Eu no consultório capto as neuroses relacionadas com o desejo com o sexo.
      Porem não pode fazer nada se não falam.
      Ha um silencio exasperado no que tange a sexualidade feminina.
      no vaginismo procuram medico, mas na inadequação nas manifestações ficam em silencio e vivem décadas ou a vida todos insatisfeitos. Reflitam bem se leem isso aqui. E preciso que falem mais sobre si sobre seus desejos sobre tudo para que saibamos nos terapeutas ajuda-los as

      Excluir

Obrigada por comentar!
Este espaço é dedicado para suas considerações sobre minhas postagens, suas dúvidas, críticas e elogios. Nossa luta fica mais fácil quando lutamos juntas! Seja bem-vinda!